Uso do cerol não é fiscalizado em Santa Bárbara d’Oeste
quarta-feira, 27 de julho de 2011Apesar do aumento no número de crianças brincando com pipas nas ruas por conta das férias escolares, a Guarda Municipal e a Polícia Militar guia de Santa Bárbara d’Oeste não realizam ações de fiscalização no intuito de coibir o uso do cerol (mistura de cola e vidro moído). Os dois órgãos não possuem ao menos um levantamento sobre apreensões destes materiais. O material cortante é utilizado por adolescentes em disputas de pipas, cuja intenção é cortar a linha do adversário. A brincadeira, no entanto, pode causar ferimentos graves em quem tocar na linha, como motociclistas e ciclistas.
Em janeiro, o pedreiro Ezequias Pessoa do Nascimento, de 35 anos, morreu após ser degolado por uma linha de pipa com cerol enquanto dirigia sua moto no Jardim São Francisco. Na quarta-feira passada, dia 13, ao passar com sua moto na Rodovia SP-306, o motorista José Neilton de Souza, de 52 anos, também foi atingido no pescoço por uma linha com cerol. Souza foi encaminhado ao Pronto Socorro e liberado sem risco de morte. No dia 10, a PM apreendeu dois adolescentes com pipas e duas latas de linhas banhadas em cerol.
Ontem, a reportagem esteve na Avenida Pedroso, próximo ao acampamento Zumbi dos Palmares, e constatou que um grande número de crianças de várias idades brincava com pipas em toda a extensão da via. O trânsito de veículos, principalmente de motos, é intenso no local. “As autoridades teriam que fiscalizar mais isso. Além do cerol, as crianças atravessam a rua sem olhar, atrás das pipas. Elas não conseguem enxergar a dimensão do perigo”, critica o aposentando Galileu Ferreira.
Tanto a GM quanto a PM justificaram que realizam ações de orientação e educação para impedir o uso do material cortante. “Em razão das ações como recolhimento de armas, combate a furtos e roubos de veículos, residências e comércios, por exemplo, os trabalhos em relação ao cerol são pontuais, trabalhamos mais no campo da orientação”, explicou o capitão da PM, Humberto Ventura.
A PM e a GM afirmaram que intensificarão as rondas na região do Zumbi dos Palmares visando coibir o uso de linhas com cerol.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Orquestra Barbarense de Violas grava DVD em Santa Bárbara d'Oeste
- Coleta Seletiva recolhe quase 5 toneladas de recicláveis em Santa Bárbara d'Oeste
- Show na Praça terá Corporação Musical União Barbarense em Santa Bárbara D'Oeste
- Nota fiscal eletrônica já rendeu R$ 8,7 milhões em Santa Bárbara d'Oeste
- Incêndio destrói casa em Santa Bárbara d'Oeste