Talentos ocultos em Santa Bárbara d’Oeste
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012Na tarde da última terça-feira foi lançado o projeto “Cultura para Todos” que pretende formar talentos na área da dança em bairros carentes da cidade Santa Bárbara d’Oeste. Na apresentação, o secretário de Cultura e Turismo Giovanni Bonfim comentou que a ideia do projeto nasceu após um mapeamento que concluiu que o município tem uma deficiência nesta expressão cultural, se comparada a outras artes, como música, teatro, artes plásticas e literatura.
Pois alguns projetos sem fins lucrativos que formam jovens bailarinos entraram em contato com a reportagem do LIBERAL reclamando da afirmação. Um exemplo foi o projeto “Tudo Vira Dança”, da igreja Ministério Expressão Viva, que promove aulas de balé, jazz e street dance na cidade. Uma vez por ano, o grupo ainda realiza um festival de dança.
Em 2011, mais de dez igrejas da região participaram do festival que, segundo os idealizadores, tem como única função desenvolver novos talentos e “celebrar a graça divina”. “É uma apresentação ecumênica através da dança. As pessoas não sabem, mas muitas igrejas da região mantêm grupos de dança e teatro para apresentações internas, e alguns deles são muito bons”, afirma Selma Mello Dias, fundadora e missionária da Expressão Viva.
Comportamento
“Trabalhamos sem fins lucrativos e, além de dança, ensinamos comportamento social e falamos de família e de Deus sem impor religiões para crianças e adolescentes de três 3 a 18 anos”, conta o professor Fernando Gomes, que dá aula no projeto desde seu início, em 2007.
“Acredito que o fato de não estarmos ligados à Prefeitura ou a qualquer órgão do gênero nos faz mais ‘anônimos’. O projeto da administração me parece muito bom e interessante, mas não posso aceitar dizerem que minha cidade é fraca nisso, pois nosso festival, que recebe bailarinos de vários lugares do Brasil, premia muitos talentos aqui mesmo da cidade. Então eu posso afirmar que nossa cidade não é fraca nisso, minha opinião é que falta um olhar melhor da Secretaria de Cultura, pois se você andar pela cidade vai notar que existem muitas academias de dança. O que falta é mais divulgação”, completa Gomes.
As aulas do projeto “Tudo Vira Dança” são ministradas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, para crianças de 4 a 11 anos; e às quintas, das 19h30 às 21h, para adolescentes dos 12 aos 18 anos. Quem tiver interesse em participar do projeto pode fazer as inscrições a partir do próximo dia 18, às 19h30, na Rua Ilhéus, 103, Planalto do Sol.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- A Equipe do Encontra Santa Bárbara d'Oeste deseja a todos um Feliz 2013
- Santa Bárbara dOeste: AVA se compromete a atuar com ônibus registrados
- Aquecendo os tamborins em Santa Bárbara d'Oeste
- Banco do Povo de Santa Bárbara oferece crédito com taxa de juros de 0,5% ao mês
- Moradores de Santa Bárbara temem instalação de pedágio na SP-304