Santa Bárbara reajusta conta de água em 15,6% para pagar obras de esgoto
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013O reajuste de 15,64% nas contas de água em Santa Bárbara d’Oeste (SP), em vigor desde o início do mês, vai ajudar no custeio das obras de saneamento orçadas em R$ 63,8 milhões e previstas em acordo assinado com o Ministério Público para o tratamento de 100% do esgoto da cidade até 2015, segundo a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.
O último aumento, de acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), aconteceu em julho de 2008. De lá para cá, conforme a autarquia, além da necessidade de mais investimentos em saneamento, houve um crescimento de 31,3% nos gastos com energia elétrica e de 26,7% com despesas de pessoal.
O DAE tem 60 mil ligações de água na cidade, entre pequenos e grandes consumidores, e registra uma arrecadação mensal de R$ 3,9 milhões. Por meio de assessoria, o prefeito Denis Andia (PV) informou que, “em um primeiro momento”, não discute a aplicação de um novo aumento na tarifa de água para que o município tenha o dinheiro necessário para cumprir o acordo com o MP.
Os moradores de Santa Bárbara pagam hoje como tarifa de esgoto o equivalente a 90% do valor cobrado pelo fornecimento de água. O decreto que aumentou a tarifa em 15,64% também prevê que a partir de julho deste ano a tarifa de esgoto se equipare ao que é pago pela água. O decreto foi publicado no dia 29 de dezembro de 2012. O documento permite ainda que o DAE reavalie os preços dos serviços prestados pela autarquia e, se achar necessário, aplique novos valores.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Reunião traz últimos detalhes de segurança da Virada Cultural em Santa Bárbara D'Oeste
- Homem é preso após furtar picanha de supermercado em Santa Bárbara
- Santa Bárbara d'Oeste: RPT vacina 65 mil crianças contra o sarampo em 40 dias
- CIEPs participam de projeto de conscientização ambiental em Santa Bárbara d'Oeste
- Teatro Municipal de Santa Bárbara d'Oeste terá Ópera La Traviata