Santa Bárbara d’Oeste: Estação Cultural exibe peça antiga restaurada
segunda-feira, 30 de julho de 2012Em comemoração aos 90 anos da inauguração do ramal ferroviário que ligava Santa Bárbara d’Oeste a cidade de Piracicaba, e da Estação Ferroviária de Caiubi, a Estação Cultural recebe a partir de hoje mais uma peça para seu acervo. Um cano de abastecimento de água das antigas locomotivas a vapor, chamadas de “Maria Fumaça”, que vem sendo restaurada pela Fundação Romi.
A peça estava abandonada no que restou da plataforma da Estação do Caiubi, que ligava Santa Bárbara a Piracicaba e foi demolida na década de 1980. “Há anos a Fundação Romi planejava resgatá-la, devido a sua importância histórica”, explica o historiador do Cedoc (Centro de Documentação Histórica), Antônio Carlos Angolini.
Por uma coincidência, o avô de Angolini foi o doador do terreno para a construção da Estação Ferroviária que deu origem ao bairro Caiubi, em 29 de julho de 1922. A Estação de Caiubi, desativada com o término do transporte de passageiros, em 1977, foi demolida na década de 1980, e o espaço ficou abandonado e depredado. “A demolição foi um descaso com um local histórico”, acusa o historiador.
Esse problema não se resumiu apenas ao município barbarense. Com o declínio do setor férreo nacional a partir dos anos 1980, os trens foram parando de circular, e logo as estações ficaram em estado lastimável, servindo de dormitório para sem tetos e até ponto de venda e uso de drogas.
Só na última década, as administrações públicas, forçadas por grupos de preservação patrimonial, deram início a projetos de transformação desses pontos em espaços de cultura, aproveitando a beleza arquitetônica dos lugares e o espaço privilegiado ali existente.
Santa Bárbara possui hoje um dos projetos mais bem sucedidos da região, desde quando passou por restauro através de parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada.
Acervo
O equipamento restaurado de Caiubi será instalado na plataforma da Estação Cultural, junto com outras duas peças históricas recuperadas.
O local ainda abriga um acervo de peças das antigas estações ferroviárias Cia Paulista, Mogiana e Sorocabana, além de coleções de livros, revistas e gravações em DVD sobre as ferrovias no Brasil, que se encontram à disposição para pesquisas do público.
A visitação pode ser feita gratuitamente de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. A Estação Cultural fica na Avenida Tiradentes, 2, Centro. Informações pelo telefone (19) 3455-4833.
Fonte: Jornal O Liberal