Programa de Inclusão em Santa Bárbara d’Oeste conta com mais de 400 cadastros
quarta-feira, 13 de julho de 2011Na manhã desta quarta-feira (13), ocorreu, na Prefeitura de guia da cidade Santa Bárbara d´Oeste, mais uma reunião para o acompanhamento do Programa de Integração de Ações de Inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. A iniciativa é uma ação de governo da Administração Municipal, que visa promover a assistência integrada aos portadores de necessidades especiais.
No encontro estiveram presentes o secretário de Governo, Gilmar Margato, de Negócios Jurídicos, Mauro Rontani, de Cultura e Turismo, Giovanni Bonfim, de Promoção Social, Mercedes Roveri Grande, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Lúcia Luz, do diretor de esportes, Toninho Figueiredo, do engenheiro da Secretaria de Obras e Serviços, Peter Amstalden Hernandes, e a diretora de Meio Ambiente, Patrícia Pulcini Donaire.
Juntos, os departamentos compartilharam os avanços do programa. Para que haja uma sustentação sólida e baseada na realidade dos portadores de necessidades especiais, O Fundo Social e A Promoção Social atuam com um trabalho de campo que envolve o cadastro e a pesquisa sobre a realidade destas pessoas no município. “Para isso o Núcleo de Atendimento Social está fazendo visitas para verificar caso a caso as necessidades dos portadores de necessidades especiais”, afirma a presidente do Fundo Social, Ana Lúcia Luz.
O Núcleo conta com o cadastro de mais de 400 pessoas, que já começaram a receber visitas para levantamento de demandas. As informações integram o Cadastro Único do município.
De acordo com Ana Lúcia, as atividades para portadores de necessidades especiais deverão ser feitas de forma regionalizada, utilizando a estrutura já disponível nos Centros Comunitários e UBS´s (Unidades Básicas de Saúde). O secretário de Governo Gilmar Margato, ressalta que o foco principal destas ações é buscar a inclusão das pessoas com necessidades especiais, em especial as de baixa renda.
Entre as ações que estão em desenvolvimento, podemos destacar:
Obras
Segundo o engenheiro Peter, da Secretaria de Obras e Serviços, já foi feito o mapeamento de locais que necessitam de intervenções de acessibilidade. “No momento trabalhamos no estudo de viabilidade para que estas melhorias sejam implantadas, o que envolve, inclusive, a busca de recursos junto a órgãos do Governo Federal”.
Cultura e Saúde
Além de disponibilizar livros em braile e providenciar adequações em seus prédios, Bonfim ressaltou a Sala de Inclusão que será instalada no Museu da Imigração. “Esta iniciativa visa possibilitar novas experiências aos deficientes visuais e auditivos”, afirmou.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde já trabalha com a adequação de suas unidades, o que, segundo o coordenador Marcus Pensuti, já pode ser visualizado nas adequações feitas nas UBS´s São Fernando e Cruzeiro do Sul. “Dentro da programação da Saúde, a próxima unidade a receber as melhorias de acessibilidade será a do Romano”, pontuou.
Fonte: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Moradores de Santa Bárbara temem instalação de pedágio na SP-304
- Santa Bárbara d'Oeste sofre com roubos de veículos
- Santa Bárbara: Servidor que lavava banheiros luta na Justiça por adicional de insalubridade
- IPTU vai ficar 6,18% mais caro em Santa Bárbara em 2012
- Santa Bárbara está entre as cidades com maior risco de tornados