Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste denuncia Paulo D’Elboux ao MP
quinta-feira, 6 de outubro de 2011O Ministério Público Estadual recebeu ontem da Prefeitura da cidade Santa Bárbara d’Oeste o resultado de três sindicâncias abertas na secretaria de Cultura após a demissão do ex-secretário Paulo D’Elboux, no início do ano. Elas apontaram falta de prestação de contas ao Conselho Municipal de Cultura em dois projetos e promoção pessoal com dinheiro público em um terceiro.
Na produção da revista “Cultura em Ação” e da Virada Cultural de 2010, D’Elboux teria conseguido patrocínio de empresas privadas, mas não fez os depósitos no Fundo Municipal Pró-Cultura, o que é obrigatório por lei. Ele também não teria prestado contas desses gastos.
No projeto ‘Pró- Cultura’, que envolve publicação do livro “Santa Bárbara História e Memórias” e a gravação do CD “Vozes da Cidade”, a sindicância apurou que o ex-secretário atestou o recebimento de todo o material gráfico, sem que houvesse sido feita a entrega total das obras, e que não prestou contas sobre o número de CDs vendidos, mesmo tendo feito um depósito do valor obtido com eles ao Fundo.
Outra denúncia feita ao MP é de promoção pessoal, já que os currículos pessoal e profissional de D’Elboux foram inseridos em um dos livros editados pela Secretaria.
De acordo com a Prefeitura, cerca de 40 pessoas foram ouvidas nas três sindicâncias. O ex-secretário foi convocado, mas não compareceu. O LIBERAL tentou contato com ele durante a tarde de ontem em sua emissora de rádio e na faculdade em que trabalha, mas o ex-secretário não foi encontrado para comentar o resultado das sindicâncias. A documentação, que já foi entregue à promotoria de Santa Bárbara, será protocolada também no TCE (Tribunal de Contas do Estado).
D’Elboux foi exonerado pelo prefeito Mário Heins (PDT) no início do ano, após a divulgação dos primeiros detalhes sobre a investigação conduzida pelo Ministério Público que apontavam um suposto esquema de fraudes em licitações com pagamento de propina dentro da Prefeitura. O prefeito acusou o ex-secretário de se aliar ao vice-prefeito Luís Vanderlei Larguesa (PT), ao ex-diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto) João Giovanetti, e ao ex-secretário de Meio Ambiente Antonio Salustiano Filho para forjar as denúncias e derrubá-lo.
Fonte: Jornal o Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Prefeitura de Santa Bárbara tenta preencher vagas
- Secretaria recolhe 1,8 mil pneus em ecoponto de Santa Bárbara d'Oeste
- Santa Bárbara elege Conselho de Cultura
- Prefeito de Santa Bárbara d'Oeste destina novos equipamentos de lazer para Parque do Lago
- Campanha de Vacinação Contra a Gripe segue até amanhã em Santa Bárbara dOeste