Lixo é depositado às margens de estrada em Santa Bárbara d’Oeste
terça-feira, 3 de janeiro de 2012Um trecho às margens da Estrada de Cillo, na cidade Santa Bárbara d’Oeste, tornou-se em ponto para descarte de lixo e entulho indiscriminadamente, transformando o local em um lixão a céu aberto. A área fica nas proximidades do limite com Americana – na altura do Parque Novo Mundo – e Nova Odessa, perto da Estrada da Fazenda Velha. Podem ser encontrados pneus, móveis, lixo orgânico e material reciclável no local.
O lixão ocupa uma extensão de aproximadamente 300 metros, na faixa do sentido Santa Bárbara da estrada. A situação incomoda principalmente proprietários de terrenos e chácaras localizadas na extensão da via. “Em junho do ano passado foi feita uma limpeza e depois mais nada. Está demorando a fazer outra. Vejo caminhões fazendo descarte, principalmente no final da tarde”, afirmou Antonio José de Freitas, morador de uma colônia dentro da Usina de Cillo, próxima ao lixão.
A reportagem passou ontem pelo local e encontrou coletores de materiais recicláveis removendo parte do que foi jogado às margens da estrada com condições de reaproveitamento. Além disso, foram encontrados pneus abandonados com água dentro, possibilitando a proliferação de mosquitos da dengue.
Na última sexta-feira, também haviamos registrado reclamações em outro ponto da estrada, já no Parque Novo Mundo, em Americana, em trecho ainda mais próximo à Nova Odessa. Na oportunidade, o comerciante André Luiz Almeida, 48, proprietário de uma chácara próximo ao lixão, também afirmou que o problema é antigo. “Já faz algum tempo que esse problema perdura no trecho. Antes eram apenas algumas sacolas de lixo residencial, mas agora se transformou em um verdadeiro lixão. Pode haver proliferação de animais, como ratos, por exemplo, e até de coisa pior”.
A reportagem da rádio Você(AM 580) também verificou o abandono do local e procurou representantes da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, mas ninguém foi localizado ontem, assim como em Americana.
Fonte: Jornal O Liberal