Dinamites apreendidas pela Dise são detonadas em Santa Bárbara d’Oeste
quarta-feira, 17 de agosto de 2011Uma operação da Polícia Civil, que durou quantro horas e meia, detonou nesta segunda-feira (15) as 87 bananas de dinamites que seriam usados em assaltos a caixas eletrônicos na região de Campinas. O arsenal apreendido na semana passada em Paulínia foi destruído em uma pedreira da cidade Santa Bárbara D’Oeste.
As bananas do explosivo, cada uma pesando cerca de meio quilo, foram detonadas em blocos de 10, 15 e 20 para distribuir a carga e evitar acidentes. De acordo com o investigador Paulo Caleli, o material é de alta sensibilidade. “Se não for trabalhada exatamente com essa segurança você tem eventos não desejáveis”, afirma.
Os artefatos foram encontradas por uma equipe da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) em uma ação contra o tráfico de drogas e a quantidade era suficiente para explodir 700 caixas eletrônicos, segundo a polícia.
Para a detonação dos explosivos foi montado um forte esquema de segurança. Uma perita do Instituto de Criminalística de Campinas acompanhou a destruição dos explosivos para concluir o inquérito policial.
Segundo o delegado da Dise, Oswaldo Diez, a apreensão do material é apenas o início da investigação com relação ao tráfico de drogas e a suposta utilização de explosivos pro traficantes. “O explosivo encontrado poderia destruir o quarteirão inteiro de onde ele foi localizado. Diversas vítimas fatais poderiam acontecer se essa explosão tivesse acontecido no local”, disse o delegado.
Na região de Campinas já foram registradas 36 explosões de caixas eletrônicos e cinco tentativas.
Fonte: Eptv.com
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Defesa Civil de Santa Bárbara d'Oeste indica Estado de Alerta por conta da queda de temperatura
- Fábrica de borracha em Santa Bárbara D'Oeste pega fogo
- Santa Bárbara d'Oeste inicia, em breve, obras do posto de saúde de Florália
- Atraso em contrato emperra entrega de casas em Santa Bárbara D'Oeste
- Mulher é assassinada em Santa Bárbara