Dezessete dias depois, ecopontos de Santa Bárbara seguem superlotados
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013Dezessete dias depois, os ecopontos de Santa Bárbara d’Oeste seguem superlotados de entulho e ainda com lixo orgânico. A reportagem da EPTV voltou aos locais que, no final do ano passado, estavam com acúmulo de materiais acima da capacidade. A Prefeitura disse que mandaria os dejetos a cidade de Paulínia (SP) e, segundo moradores, nada foi feito.
No ecoponto Nova Conquista, na região do bairro Cidade Jardim, o entulho e o lixo orgânico continuam misturados e avançando pela calçada. É a mesma cena que foi encontrada pela reportagem em dezembro.
A dona de casa Robiana da Silva diz que convive há meses com a sujeira na porta de casa. “A gente encontra mosca, animal morto, resto de comida. É um cheiro horrível”, afirmou. O metalúrgico José Luiz Lucas também se revoltou. “Eles abrirarm o ecoponto e deixaram a gente a ver navio. Não era para ser assim”, afirmou.
No ecoponto Planalto do Sol II há dificuldade até para andar pela calçada, que desaparece sob a lama. Mesmo sem autorização para entrar no local, a reportagem conseguiu verificar a situação já que a área não tem alambrado. O lixo existente no ecoponto até ultrapassa a barreira estipulada, chegando no terreno ao lado. Este é exatamente o mesmo cenário do mês passado.
Já no Parque Olaria, a situação está um pouco melhor. Os resíduos começaram a ser separados. Um trator trabalha na limpeza, só que faltam caçambas para colocar o entulho. Esta é a mesma situação encontrada no ecoponto do bairro Gerivá. A falta de estrutura adequada e a ausência de fiscalização facilitam a entrada de pessoas no local.
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que a antiga administração rompeu contrato com a empresa gestora dos ecopontos devido à contenção de gastos. Para resolver o problema, contratou no final do ano passado uma empresa em caráter emergencial e retirou 50 das 500 toneladas nos ecopontos.
A nova gestão disse ainda, por nota, que já abriu licitação para contratação de nova empresa, para fazer o serviço definitivo, mas ainda não há prazo para início dos trabalhos.
Fonte: G1