Chuva forte alaga ruas e causa transtornos em Santa Bárbara d’Oeste
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011A forte chuva que atingiu ontem a RPT (Região do Polo Têxtil) provocou alagamentos em diversos pontos da cidade Santa Bárbara d’Oeste. O Ribeirão dos Toledos transbordou e invadiu casas em ruas próximas do leito. De acordo com a Defesa Civil do município, foram registrados 60 milímetros de chuva em um intervalo de 40 minutos. Em Hortolândia, o temporal obrigou a Prefeitura a interditar parcialmente o Hospital Municipal Mário Covas.
Um dos pontos onde a água mais subiu foi o Jardim Conceição. Na Rua Nazareno Voltaine, à beira o ribeirão, famílias tiveram de erguer os móveis para evitar perdas ainda maiores. Alguns até se arriscaram a nadar na enchente. Moradores da região convivem há décadas com os alagamentos. No local há uma draga, contratada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), para fazer o desassoreamento do rio.
O Toledos também transbordou nas ruas Argentina, em frente ao Parque dos Ipês, Paraguai, México e Profª Terezinha de Campos, nas proximidades da Vila Sartori. A interdição desses pontos deixou o trânsito complicado nas principais ruas do centro de Santa Bárbara. Quando a água começou a baixar, por volta das 17h, guardas municipais, técnicos da Defesa Civil e funcionários do DAE orientavam motoristas e pedestres a evitar os trechos alagados.
O excesso de água ainda provocou um acidente de trânsito na Rua Tupis, na saída para a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). Três veículos foram atingidos pela enxurrada, pararam de funcionar, e acabaram bloqueando o tráfego. O local registrou lentidão por cerca de uma hora.
O secretário responsável pela Sesetran (Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), Eliel Miranda, pediu prudência às pessoas durante os temporais. “A população deve evitar passar por pontos de alagamento ou enxurradas. Mais do que danos materiais, deve ter prudência, para que não tenhamos munícipes em risco de vida nestas situações”, destacou.
Região
Na RPT, além de Santa Bárbara, Hortolândia registrou pontos de alagamento. A água invadiu o setor de urgência e emergência do Hospital Municipal Mário Covas. Segundo a prefeitura a interdição foi parcial e necessária para a remoção da água e para a esterilização do setor. De acordo com a Defesa Civil municipal, o Ribeirão Jacuba transbordou em vielas do bairro Jardim Santa Clara.
Não foram registradas ocorrências relacionadas à chuva em Americana, Nova Odessa e Sumaré. A previsão para os próximos dias, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é de ainda mais chuva na região.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Santa Bárbara d'Oeste compete por 11 modalidades nos Jogos Abertos 2011
- Câmara de Santa Bárbara d'Oeste passará a ter 19 membros a partir de 2013
- Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste amplia rua paralela ao Ribeirão dos Toledos
- Parque infantil abandonado preocupa moradores em Santa Bárbara d'Oeste
- Com novo pedido de CEI, Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste entrega casas