Cetesb emite licença para ampliação de aterro em Santa Bárbara d’Oeste
quarta-feira, 5 de setembro de 2012A Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) emitiu, há uma semana, a licença ambiental prévia e de instalação para ampliação da área de cava do aterro sanitário de Santa Bárbara d’Oeste. Com esta autorização e uma renovação da licença de operação da área atual – que recebe hoje aproximadamente 110 toneladas de lixo por dia – até o ano de 2016, a previsão é que o local tenha vida útil pelo menos até 2018.
Após a emissão do documento e sua publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o município tem autorização para executar intervenções no aterro. A administração terá de apresentar outros documentos e projetos exigidos pela legislação ambiental para conseguir a licença de operação, que permite o manejo de lixo na área ampliada.
O projeto aprovado pelo órgão ambiental foi elaborado por uma empresa especializada no setor. Ele prevê a drenagem de uma nascente existente fora do aterro para que a mesma seja protegida, evitando assim o risco de poluição.
Outra mudança em relação a atual configuração é a implantação de um dos taludes – plano inclinado que limita o aterro – com o uso de resíduos da construção civil, aumentando seu grau de declive.
“A aplicação dos resíduos, que são descartados pela população nos quatro ecopontos existentes na cidade, foi comemorada pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste por se tratar de uma ação de cunho ambiental já que há a destinação correta ao material”, informou a assessoria de imprensa do município.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Estação Cultural recebe Roda de Capoeira no próximo domingo
- Prefeitura inova ao reunir todos servidores municipais de Santa Bárbara
- Santa Bárbara: Jovem é obrigado a pagar bebidas para dois ladrões
- Lixo gera risco de alagamento em Santa Bárbara d'Oeste
- Incubadora de Empresas de Santa Bárbara abre processo de seleção