Após acusação de agressão, professor perde aulas em Santa Bárbara d’Oeste
terça-feira, 19 de março de 2013A Derame (Diretoria Regional de Ensino de Americana) anunciou ontem que o professor de 25 anos acusado de agressão por dois alunos da Escola Estadual Professora Elisabeth Steagall Pirtouscheg, em Santa Bárbara d’Oeste, terá as convocações para atuar na rede suspensas durante o procedimento de apuração aberto para investigar o caso. O profissional atuava como substituto para suprir ausências pontuais de docentes ou afastamentos de até 15 dias.
Ontem, a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) recebeu o boletim de ocorrência registrado na última sexta-feira e instaurou inquérito. Em nota enviada ontem ao LIBERAL, a Secretaria estadual de Educação reiterou que considera o episódio “inadmissível” e negou a informação dada por um conselheiro tutelar de Santa Bárbara de que já registrou casos de violência na escola na cidade de Santa Bárbara d’Oeste.
À polícia, o professor disse que agiu em legítima defesa. Segundo ele, os dois menores estavam em pé em cima de uma carteira quando entrou na sala. Ao chamar a atenção dos alunos, um deles teria pegado uma cadeira para agredi-lo. Ele afirma ter imobilizado o garoto até a chegada de uma inspetora.
As crianças sustentam a versão de que o educador arremessou um giz e acertou o rosto de um deles. Ao tentar sair da sala para relatar o caso a diretora, um garoto foi imobilizado e, com raiva pegou a cadeira para tentar agredir o professor. Os dois confirmaram que estavam em pé sobre as mesas da sala, conversando com colegas pela janela e “arremessando aviõezinhos”.
A Polícia Civil vai investigar se houve transgressão ao artigo do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que proíbe a “submissão de criança ou adolescente a vexame” e o delito de “vias de fato”, previsto na lei das contravenções penais. Como o exame de corpo de delito em todos os envolvidos não indicou qualquer lesão, o caso não foi registrado como lesão corporação.
A delegada Sandra Santarosa, responsável pela apuração, não quis dar entrevista. Por meio da assessoria de imprensa da SSP (Secretaria estadual de Segurança Pública), ela informou apenas que “as investigações estão em andamento”.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Estudante é encontrada morta em Santa Bárbara d'Oeste
- Santa Bárbara promove Audiências Públicas da Secretaria de Fazenda nos próximos dias
- Cine Debate da Estação Cultural de Santa Bárbara apresenta o filme canadense C.R.A.Z.Y. neste mês
- Show na Praça terá comemoração da Igreja Presbiteriana de Santa Bárbara D'Oeste
- Santa Bárbara recebe Festival Onde Pulsa a Nova Música