Ecopontos de Santa Bárbara estão superlotados com lixo comum
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013Santa Bárbara d’Oeste (SP) está com seus ecopontos, locais destinados ao descarte de entulho reutilizável, superlotados, ou seja, com mais material acumulado do que a capacidade de armazenamento das áreas.
Segundo moradores vizinhos, a situação ainda se agrava porque a Prefeitura não recolhe os detritos depositados nos ecopontos para dar a destinação a eles, o que ajudaria a desafogar as áreas de descarte.
Como mostrou reportagem da EPTV, este é um problema comum em diferentes cidades, inclusive com descarte irregular feito pela própria população.
Em novembro, foi noticiado o caso de Piracicaba (SP), onde os materiais não são descartados de forma adequada. Além de resíduos orgânicos, até roupas são encontradas junto ao entulho. Problema semelhante também foi encontrado na cidade de Limeira (SP), conforme a EPTV.
Os ecopontos de Santa Bárbara d’Oeste se transformaram em lixões em áreas irregulares. No bairro Nova Conquista, os materiais se misturam ao lixo comum e roupas e, com o alambrado do ecoponto quebrado, os detritos invadem a calçada.
Até animais mortos e restos de comida são encontrados e atraem moscas. “A gente não pode receber visita porque essa situação é uma vergonha. Tem pessoas que fecharam suas casas aqui e foram para outros bairros porque não há como conviver com essa situação”, afirmou o metalúrgico José Luis Lucas.
No Planalto do Sol 2, outro bairro de Santa Bárbara, os problemas são exatamente os mesmos, mas o terreno para descarte e a quantidade de lixo jogada de forma irregular são maiores que no Nova Conquista. O local tem características de aterro sanitário, mas em plena área urbana.
Para a dona de casa Darci Nunes da Silva, a Prefeitura precisa reforçar a fiscalização nos ecopontos. “Deveriam colocar um guarda para tomar conta. Uma placa só não resolve nada, o pessoal não respeita”, disse.
Outro lado
Ninguém da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste foi encontrado para comentar o assunto neste feriado de Natal. Em setembro, quando enviou uma nota à EPTV, a administração municipal havia sinalizado a construção de mais quatro ecopontos para desafogar as unidades existentes.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Santa Bárbara d'Oeste: Emefei Profª Iraídes terá festa julina no sábado (09)
- Blitz apreende celulares e drogas na Cadeia Feminina de Santa Bárbara d'Oeste
- Administradora do Santa Bárbara d'Oeste registra receita liquida de R$ 53,2 milhões
- Dona de casa é morta com duas facadas em Santa Bárbara
- Etanol já é vendido a R$ 1,99 em Santa Bárbara d'Oeste