Equipe de Santa Bárbara D’Oeste participa de Seminário de Orientação no Rio de Janeiro
quinta-feira, 26 de maio de 2011O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 recebeu nesta segunda-feira (23), representantes das cidades que tiveram as instalações pré-selecionadas após a primeira fase do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos.
Eles participaram do Seminário de Orientação, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, que teve como objetivo orientar os participantes pré-selecionados em relação às próximas fases do processo, direitos, deveres e oportunidades. Ao todo, 355 instalações foram pré-selecionadas em 150 municípios de 22 estados das cinco regiões do País.
O evento contou com a participação do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, do presidente do Comitê Paraolímpico das Américas, Andrew Parsons, do secretário executivo do Ministério dos Esportes, Waldemar Silva de Souza, além de autoridades e representantes do Rio 2016 e das instalações pré-selecionadas.
Representando Santa Bárbara d’Oeste, estiveram presentes no seminário o secretário de Esportes, Celso Luiz Tonin e o diretor de Esportes, Toninho Figueiredo.
Na ocasião, os representantes acompanharam várias palestras para apresentação de estratégias, estruturas organizacionais, planos conceituais e direitos de associação, apresentadas pelo diretor geral do Rio 2016, Leonardo Gryner e pelo diretor de esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães. Também houve palestras com o superintendente executivo de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, Marcus Vinicius Freire, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, diretor de Relações e Serviços, Mário Cilenti e o gerente geral de iniciação, Edgard Hubner, que discorreram sobre vários temas, principalmente ligados ao processo de seleção e próximos passos.
Os jogos Olímpicos são o maior evento esportivo do planeta com 44 campeonatos mundiais em 17 dias, e os paraolímpicos com 22 campeonatos em 12 dias. Santa Bárbara d’Oeste ofereceu a piscina olímpica em construção, como instalação para aclimatação e treinamentos para atletas olímpicos.
Todo o processo de pré-seleção e cadastro foi feito dentro do prazo, ressaltando as condições gerais do município em itens como: hospedagem, transportes, serviços médicos, entre outros, o que garantiu a participação no seminário obrigatório no Rio de Janeiro.
“Passamos para a terceira fase que vai até o dia 27 de maio, onde preenchemos mais três cadastros técnicos com a ajuda dos engenheiros e arquitetos da Prefeitura e, no dia 30, enviaremos os termos de Adesão e Cooperação assinados pelo representante da instalação e da cidade” ressaltou o secretário de Esportes, Celso Luiz Tonin.
O próximo passo são as visitas e reuniões técnicas agendadas, de 15 de agosto a 11 de novembro de 2011, para identificar as instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e às recomendações das Federações Internacionais, para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas ao país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e o aperfeiçoamento do treinamento, sua aclimatação às condições locais. Somente as instalações que apresentarem toda documentação dentro dos prazos serão consideradas nesta fase.
Para Carlos Arthur Nuzman, o desenvolvimento e o incentivo ao esporte nas cidades que receberão delegações Olímpicas e Paraolímpicas serão o grande legado do projeto. “Os Jogos são no Rio, mas pertencem ao Brasil. Essa é a oportunidade para qualificarmos essas instalações e desenvolver o esporte nas cinco regiões do País, além de promover o turismo nas cidades que forem cadastradas. É isso que ficará para a população e para as gerações futuras”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Exposição Mãos Que Criam segue no Museu da Imigração em Santa Bárbara
- Defesa Civil de Santa Bárbara d'Oeste indica estado de alerta por conta da queda de temperatura
- Santa Bárbara recebe exposição De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil
- Walmart investe R$ 23 milhões em loja em Santa Bárbara d'Oeste
- Incêndio destrói fábrica de brinquedos em Santa Bárbara d'Oeste