Obras deixam 95 por cento de Santa Bárbara sem água
segunda-feira, 30 de julho de 2012A interrupção do fornecimento de energia elétrica na Represinha Santa Alice – a principal fonte de água bruta da cidade – deve deixar pelo menos 95% das casas de Santa Bárbara d’Oeste sem água por até sete horas na próxima segunda-feira. O corte será feito para a execução das obras de construção da ponte sobre o Ribeirão dos Toledos entre os bairros Parque Olaria e Santa Alice. A interrupção deve acontecer entre as 8h às 15h.
Segundo o DAE (Departamento de Água e Esgoto), vários postes da rede de energia serão removidos o que impedirá o funcionamento dos motores e bombas da captação de água bruta que abastece as ETAs (Estação de Tratamento de Água) 2 e 4, responsáveis pelo fornecimento a mais de 98% da cidade. Dois geradores a diesel deverão permanecer funcionando na Represinha Santa Alice para manter a pressão nas adutoras.
“O diretor superintendente do DAE, Celso Cresta, pede a compressão da população e orienta para que todos controlem a utilização de água de seus reservatórios domésticos, durante a interrupção, para que não enfrentem o desabastecimento”, diz a nota à imprensa, distribuída ontem pela assessoria da autarquia.
Ainda de acordo com o DAE, as ETAs 1 e 3, responsáveis pelo abastecimento da microrregião do Hospital Santa Bárbara e Santa Rita/Inocoop/São Francisco 2, respectivamente, vão funcionar normalmente durante o dia, já que recebem água bruta de outros mananciais.
CONSTRUÇÃO – A obra na represinha é para a substituição de uma antiga ponte de madeira por uma estrutura de concreto. O investimento para a obra é de R$ 1,1 milhão, recursos do Ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Governo Federal, como compensação dos estragos sofridos pela cidade em um temporal no início de 2010. A previsão é de que a construção da travessia seja concluída até o final deste ano.
Fonte: Jornal O Liberal