Em Santa Bárbara, pés de valsa em ação no cinema
quinta-feira, 5 de abril de 2012O longa-metragem “Chega de Saudade”, da cineasta Laís Bodanzky, tem exibição hoje na Estação Cultural. O filme retrata o saudosismo dos antigos salões de baile através da vida de personagens da terceira idade.
O filme foca cinco núcleos de personagens que frequentam o salão “Chega de Saudade”, em São Paulo. Lá, a vida dos frequentadores mistura-se ao ritmo das músicas nostálgicas e são reveladas as nuances de cada personagem, todos já na casa dos 60 anos.
A trama começa ainda com a luz do dia, quando o salão abre as portas, e termina por volta da meia-noite, ao final do baile. “Chega de saudade” aborda o amor, a solidão, as ilusões e desilusões de uma geração, ao ritmo de muita música e dança.
No elenco, uma constelação de nomes do cinema e da TV brasileira, entre eles, Betty Faria, Cássia Kiss, Elza Soares, Stepan Nercessian e Tônia Carrero.
“Direto e objetivo, sem grandes metáforas, mas cheio de sutilezas, o filme mereceu todos os prêmios que recebeu”, elogia o site especializado em resenhas de cinema, “Adoro Cinema”.
Prêmios
“Chega de Saudade”, a segunda produção da diretora Laís Bodanzky (“Bicho de Sete Cabeças”) recebeu os troféus de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Filme pelo júri popular no Festival de Brasília, em 2008.
“Duas atrizes se destacam. Num papel praticamente mudo, Clarice Abujamra rouba a cena. E Cássia Kiss merece ser citada como uma das melhores atrizes do ano por sua delicada Marici”, reforça o crítico Sérgio Balbino.
A trilha sonora é um caso da parte na produção. Apesar de o título remeter à bossa nova, são as danças de salão que dão molho ao longa-metragem.
Não à toa, a participação especial de Elza Soares e a trilha sonora escolhida pelos produtores e músicos Bid e Marku Ribas dão o tom das cenas de dança no passado e no futuro, com muita salsa, samba rock e boleros.
ACONTECE: O filme “Chega de Saudade” tem início às 20h e sua exibição é gratuita. A Estação Cultural fica na Avenida Tiradentes, 2, Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3455-4833.
Fonte: Jornal O Liberal