DAE de Santa Bárbara d’Oeste tem dívida reprovada por Americana
segunda-feira, 2 de abril de 2012Terminou sem acordo a reunião entre os diretores do DAE (Departamento de Água e Esgoto) da cidade de Americana, Rumoaldo Kokol, e de Santa Bárbara, Celso Cresta, para discutir as dívidas que as duas autarquias cobram uma da outra.
Segundo o chefe do departamento barbarense, a cidade vizinha não conseguiu comprovar que tem dinheiro a receber pelo fornecimento de água a moradores da divisa.
A suposta inadimplência foi usada por Americana como argumento para suspender o pagamento pelo serviço de tratamento de esgoto dos bairros da região da estrada da Balsa, prestado desde 2009 pelo DAE de Santa Bárbara por meio de um convênio entre os dois municípios.
Em janeiro, a autarquia ingressou com uma ação judicial de cobrança para receber R$ 340 mil referentes ao tratamento dos sete últimos meses de 2011.
“Ele (DAE Americana) quer fazer uma compensação de uma dívida impossível porque não tem nenhuma dívida comprovada. Nem leitura de hidrômetro, nada. Descobri através deles que existe rede de água que atravessa para Santa Bárbara, distribui nas casas e a leitura é feita lá. Não tem nada que demonstre. Se eles estiverem mesmo mandando água para cá e o leiturista entrando no município, o DAE já está se ressarcindo. Não precisa cobrar de novo. Os moradores já estão pagando”, afirmou Cresta.
Ainda de acordo com Santa Bárbara, nem mesmo a existência desse fornecimento foi documentalmente comprovada.
“Primeiro eles emitiram uma cobrança, sem nenhum critério, de R$ 700 mil, mas não existe nada disso. Eles quiseram rebater uma dívida consolidada que eles têm conosco. E é consolidada porque o ramal de esgoto deles está ligado na nossa estação. Tem contrato. A água não. demonstrei boa vontade e vou botar uma equipe técnica para tentar achar essas ligações que ele diz ser água de Americana. Se for verdade eu corto e ligo na nossa”, completou.
Na segunda-feira, o diretor administrativo do DAE de Americana, José Carlos Zanetti, afirmou que apresentaria as contas ao DAE de Santa Bárbara na reunião desta semana. Ontem, as assessorias de imprensa do departamento e da Prefeitura não responderam aos questionamentos feitos por telefone e e-mail pela equipe do Liberal.
A briga entre as duas autarquias, por enquanto, não ameaça o serviço de tratamento. Para evitar o despejo de esgoto “in natura” no Rio Piracicaba, como acontecia antes da parceria entre as duas cidades, o prefeito barbarense, Mário Heins (PDT) pretende manter o convênio pelo menos até o fim do prazo vigente. O acordo vence em maio do ano que vem.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- EJA abre inscrições para nova turma em Santa Bárbara
- Santa Bárbara d'Oeste inicia coleta de lixo eletrônico
- Teatro Municipal de Santa Bárbara d'Oeste terá Ópera La Traviata
- Santa Bárbara d'Oeste também debate marketing promocional e esportivo
- Homem furta cama, mas é preso fugindo de bicicleta em Santa Bárbara d'Oeste