Incêndio destrói barracos no Zumbi dos Palmares, em Santa Bárbara d’Oeste
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012Um incêndio de grandes proporções destruiu três barracos e atingiu outros quatro na favela Zumbi dos Palmares, na Zona Leste da cidade de Santa Bárbara d’Oeste, durante a madrugada de terça feira. O fogo começou por volta da 1h30 e só foi controlado cerca de uma hora depois, pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
Durante a manhã de ontem, peritos do IC (Instituto de Criminalística) estiveram na área para tentar identificar o que provocou as chamas. O laudo deve ser encaminhado à Polícia Civil, que abriu inquérito para investigar as causas do incêndio. Quatro moradores do acampamento já prestaram depoimento.
A Defesa Civil do município também esteve no local para avaliar as condições dos barracos danificados.
O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Promoção Social ofereceram almoço e também abrigo na ADI (Área de Desenvolvimento Infantil) Carmelina Pellegrino Cervone, no bairro Barrocão, mas as famílias desalojadas preferiram procurar abrigo na casa de amigos e parentes.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, os órgãos ainda forneceram colchões, cestas básicas e leite conforme solicitado pelas famílias atingidas. A administração informou ainda que deve entregar em breve as primeiras 109 casas populares construídas para atender aos moradores do Zumbi dos Palmares.
O início das obras de urbanização do acampamento foram anunciadas em 2008, ainda na gestão do ex-prefeito José Maria de Araújo Júnior, com prazo inicial de entrega para o final de 2009.
Desde então as obras se arrastam e ainda não foram entregues aos moradores. A demora e as consequências dela para o meio ambiente são investigadas pelo Ministério Público. Incêndios como o registrado ontem são comuns na favela.
No último, registrado em julho do ano passado, quatro barracos foram totalmente consumidos pelas chamas, causadas provavelmente por um curto-circuito na precária rede elétrica do local.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Liminar interrompe sessão e proíbe votação de contas em Santa Bárbara
- Santa Bárbara dOeste: Fazenda arrecada 14% a mais com taxa de licença para funcionamento
- Prefeitura de Santa Bárbara tenta preencher vagas
- Banco oferece linha de crédito em Santa Bárbara
- Santa Bárbara: Jovem é obrigado a pagar bebidas para dois ladrões