Desempregado é condenado a 14 anos em Santa Bárbara d’Oeste
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012O desempregado Damião Lucena dos Santos, 34, foi condenado a 14 anos, nove meses e 16 dias de prisão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Em janeiro de 2009, ele assassinou o caseiro João José dos Santos, à época com 52 anos, em uma chácara localizada no bairro Cruzeiro do Sul, em Santa Bárbara d’Oeste. A decisão foi tomada em júri popular, durante sessão que durou mais de quatro horas na tarde de anteontem.
Damião está preso preventivamente desde agosto de 2009 e cumprirá a pena em regime fechado. A sentença foi proferida pela juíza Érika Fernandes Fortes, da Vara Criminal de Santa Bárbara d’Oeste.
O condenado foi detido no bairro Parque Pérola, na cidade de Piracicaba, dois meses depois de a polícia encontrar o corpo da vítima, em estado de decomposição. O crime, que teria sido cometido por ciúme, foi descoberto somente depois que vizinhos suspeitaram do desaparecimento de João José dos Santos. À época, o desempregado confessou a autoria e participou da reconstituição do assassinato, conduzida por peritos da Polícia Civil.
Segundo apuração da polícia e da Justiça, com base nos depoimentos dos envolvidos no processo, Damião vivia com a companheira, Rosângela Alves Rodrigues Simão, sob um viaduto na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), e foi convidado pelo caseiro a morar na chácara. O acusado admitiu o crime perante o júri e disse que o cometeu ao encontrar a vítima abusando de sua mulher em imóvel existente na propriedade.
O caseiro teria desmaiado depois de receber socos no rosto e golpes na cabeça com um pedaço de madeira. Depois disso, foi arrastado por Damião e atirado dentro de um poço, na própria chácara, que tinha cerca de dois metros de profundidade. O corpo teria sido coberto com oito carriolas de terra. Segundo o proprietário da chácara, o poço funcionava com uma cisterna.
Tanto no inquérito, como diante do júri, o acusado afirmou que Rosângela não teve participação no crime. Segundo ele, ela teria desmaiado logo depois da vítima ser tirada de cima dela pelo companheiro, que a partir de então, passou a desferir golpes contra Santos. Porém, segundo o delegado Rodolpho Lopes do Canto, que conduziu as investigações, a mulher não participou diretamente do crime, mas presenciou tudo.
Depois do sumiço, o desempregado afirmou à mulher e aos vizinhos que o caseiro havia viajado. A revelação do crime à companheira teria sido feita apenas meses depois. O casal ainda continuou residindo na chácara aproximadamente quatro meses após o crime.
O advogado de defesa, Jesus Arriel Cones, foi procurado em seu escritório durante a tarde de ontem, mas não foi localizado para comentar a decisão.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Prefeito de Santa Bárbara anuncia secretários de Saúde e de Cultura
- Santa Bárbara d'Oeste: Antecipação injeta R$ 60,8 mi na RPT
- Iniciados os preparativos para Semana da Água em Santa Bárbara d'Oeste
- Briga entre irmãos quase termina em tragédia em Santa Bárbara d'Oeste
- Atletas de Santa Bárbara levam 13 medalhas em 3 provas