Motorista é condenado a 14 anos por tentativa de homicídio em Santa Bárbara d’Oeste
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012A Justiça em guia de Santa Bárbara d’Oeste condenou na quarta-feira (18), na primeira sessão do Tribunal do Júri em 2012, o motorista Celso Pereira da Silva, de 57 anos, a 14 anos e dois meses de prisão por tentar matar um amigo na Vila Godoy, em agosto de 2004.
Como ele está foragido, teve sua prisão preventiva decretada e vai cumprir a pena em regime inicial fechado assim que for capturado.
Segundo a denúncia do Ministério Público, Silva apunhalou o pedreiro Odacir Claudio Maciel pelas costas depois de uma discussão.
O caso foi apontando como homicídio tentado porque a morte da vítima nós não se consumou por “circunstanciais alheias à vontade” do autor.
Os jurados acataram o argumento da promotoria e consideraram o motivo do crime – a expulsão de Celso da casa onde vivia com autorização da vítima por conta do consumo de bebida alcóolica – como fútil.
O julgamento durou cerca de quatro horas.
A juíza Érika Fernandes Fontes, da Vara Criminal de Santa Bárbara, aumentou a pena base pelo crime de tentativa de homicídio qualificado em dois terços por conta dos maus antecedentes do réu.
O motorista já foi condenado por porte ilegal de armas, e pelo fato de ele ter se evadido da comarca duas vezes durante a instrução processual.
“Estas circunstâncias determinam o regime mais gravoso para o cumprimento da pena”, decretou.
Na primeira delas, em 2005, obrigou a Justiça a suspender o processo por não conseguir citá-lo.
Ausente
Na segunda, após o julgamento de um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça no ano seguinte, ele não compareceu mais às audiências da ação penal.
“Assim agindo, desrespeitou ao chamamento judicial e demonstrou não ter intenção em cumprir a lei penal”, diz a sentença.
Segundo a advogada do réu, Renata Bom Glehn, ele será citado agora por edital para que se apresente à Justiça para cumprir a pena e manifeste o interesse de recorrer da sentença de primeira instância.
“Ele foi julgado a revelia por estar foragido. Eu, por enquanto, não vou recorrer”, disse.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Desempregado é condenado a 14 anos em Santa Bárbara d'Oeste
- Coleta Seletiva recolhe quase 5 toneladas de recicláveis em Santa Bárbara d'Oeste
- Desempregado leva tiro na nuca e sobrevive em Santa Bárbara d'Oeste
- Obras deixam 95 por cento de Santa Bárbara sem água
- Homem de Santa Bárbara é baleado em troca de tiros com policiais de Americana