CPP deve ficar na divisa com Santa Bárbara d’Oeste
terça-feira, 4 de outubro de 2011A Prefeitura guia da cidade Limeira indicou ao Governo do Estado uma área na divisa com a cidade Santa Bárbara d’Oeste para a construção de um CPP (Centro de Progressão Penitenciária). Segundo o prefeito Sílvio Félix (PDT), o terreno fica às margens da Rodovia Luís Ometto (SP-306) a 10 quilômetros do perímetro urbano das duas cidades e a 16 quilômetros de Iracemápolis. A escolha do local não agradou políticos dos dois últimos municípios, que prometem protestar contra a obra.
Esta é a segunda vez que a construção da unidade gera polêmica na região. Em abril, a divulgação de que a área escolhida ficava na divisa entre Limeira e Americana provocou uma avalanche de manifestações contrárias dentro do meio político e de entidades sociais, forçando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) a descartar a construção.
Os vereadores Carlos Fontes (PSD), de Santa Bárbara, e Cláudio Cosenza (PSDB), de Iracemápolis, disseram ontem que vão pedir aos deputados estaduais Antonio Mentor (PT), Francisco Sardelli (PV) e Cauê Macris (PSDB) que façam o mesmo movimento contra a nova área definida.
“Esse local para a gente não interessa, porque é próximo a sítios e chácaras e também porque complica a segurança da cidade. Vou me reunir com o vereador Danilo (Godoy, do PP) e solicitar aos deputados estaduais uma ação política com o mesmo empenho que eles fizeram em Americana”, afirmou Fontes.
Além da localização, o sistema prisional da unidade – em que o preso trabalha durante o dia e apenas dorme no CPP – é outro motivo de reclamação. “Esperávamos que o prefeito fizesse uma reunião com as autoridades dos municípios para discutir um local que não tivesse impactos tão grandes para ninguém. Desse jeito, com o acesso pela rodovia, é mais fácil o detento ir pra Iracemápolis do que para Limeira”, apontou Cosenza.
Apesar do anúncio feito por Félix, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) não confirmou ontem ao LIBERAL ter decidido pela construção do presídio na área indicada. O jornal procurou a assessoria de imprensa do prefeito de Santa Bárbara, Mário Heins (PDT), mais foi informado de que ele não poderia se manifestar porque estava em um evento em Campinas.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Salas de recursos especiais auxiliam na inclusão dos alunos em Santa Bárbara d'Oeste
- Tapa-buraco no Jardim Primavera e Pólo Industrial de Santa Bárbara d'Oeste
- Desenhos do artista Romero Britto estão em exposição em shopping de Santa Bárbara
- Projeto quer manter portas giratórias em Santa Bárbara d'Oeste
- Dinamites apreendidas pela Dise são detonadas em Santa Bárbara d'Oeste