Santa Bárbara participa do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
quinta-feira, 16 de maio de 2013A Fundação Romi, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Promoção Social da Cidade de Santa Bárbara d´Oeste, prepara uma programação especial para conscientizar a população sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, lembrado no dia 18 de maio.
As atividades começam na quinta-feira, 16 de maio, com a palestra do psicólogo Gustavo de Lima Bernardes Sales, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação, às 19h30. Já na sexta-feira, 17 de maio, haverá uma caminhada, às 8h, com saída do Centro Social Urbano e chegada na Praça Central de Santa Bárbara.
Para encerrar a programação, A Estação Cultural exibirá o filme nacional “Anjos do Sol”, no sábado, 18 de maio, às 14h. O longa tem como foco o tráfico e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Após a exibição, a professora de sociologia Silvia Helena Costa promoverá um debate com os participantes acerca do tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes: Somos todos responsáveis”. Silvia é bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais, licenciada em História pela Unimes e atua como professora de ensino médio.
“Nosso apoio ao ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ passa pela certeza de que toda a comunidade deve mobilizar-se para defender nossas crianças e adolescentes e, por isso, propusemos a parceria nos eventos organizados pela Secretaria Municipal de Educação e da Promoção Social”, destaca a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2011 foram registradas 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. “A violência sexual, principalmente entre crianças de até nove anos de idade, é o segundo principal tipo de violência no Brasil, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono”, ressalta a superintendente.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
Programação dos eventos na cidade de Santa Bárbara d’Oeste:
16/05, quinta-feira, às 19h30: Palestra com o psicólogo Gustavo de Lima Bernardes Sales, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação. Rua Graça Martins, Centro, 2º Andar – Salão Nobre.
17/05, sexta-feira, às 8h: Caminhada. Trajeto: saída do CSU (Centro Social Urbano), e chegada na Praça Central. Centro Social Urbano: Avenida de Cillo, 650 – Centro.
18/05, sábado, às 14h: Cine Debate na Estação Cultural, com a exibição do filme “Anjos do Sol”. Avenida Tiradentes, 02, Centro.
Mais notícias sobre Santa Barbara d\'Oeste:
- Campanha de Multivacinação é prorrogada até quinta-feira em Santa Bárbara
- Duas mortes são registradas em Santa Bárbara d'Oeste
- Loteamento industrial é aprovado em Santa Bárbara d’Oeste
- Espetáculo leva história do circo ao Teatro Municipal de Santa Bárbara
- Santa Bárbara d'Oeste entrega ampliação e reforma da Emefei Maria Augusta Bilia